quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A informática como recurso pedagógico na educação
1 – Introdução
Na medida em que vão surgindo as novas tecnologias, surgem novas possibilidades e desafios no processo de ensino aprendizagem. Para a sociedade o desenvolvimento da tecnologia trouxe uma série de novidades de fazer tudo mais rápido e mais fácil.
Com a internet e outras tecnologias o processo de ensinar e aprender estão sendo mais desafiado como nunca, as informações estão cada vez mais rápidas e concretas. Onde pesquisar no computador é a economia de tempo e isso faz uma grande diferença na vida do cidadão, facilitando uma melhor maneira de expor seu conhecimento e compreensão das novas tecnologias.
É evidente que exista maneira interessante de aprender e ensinar que são desenvolvidas em sala de aula para alunos de qualquer nível, independentemente dos conteúdos que são trabalhados pois o papel da educação é importantíssimo tanto para a aprendizagem do educando como para sua formação.
Porem as aulas de informática podem propiciar aos alunos a oportunidade de aprender e desenvolver pesquisas e projetos escolar pelo computador. De que venha promover a autonomia do aluno tornando-o capaz de desenvolver um espírito critico, de refletir e compreender sobre conceitos que envolvam informações pertinentes a temas trabalhados.
2 – O processo de formação escolar e a utilização da informática
A aprendizagem é vista como uma iniciação a partir da tensão que nas quais precisam ser descobertas pelo aprendiz através das motivações de deverão ser constante onde estabelecem vínculos que resultam no ato de aprender para que seja adquirida e desenvolvida aos poucos e por parte de acordos com a atuação do indivíduo rumo a aprendizagem.
Em relação à aprendizagem escolar, ela decorre de forma significativa, onde a mesma tem o papel de estar promovendo a interação do educando para que ele possa adquirir novos conhecimentos por intermédio do professor e assim favorecendo uma aprendizagem com base fundamentada com segurança e eficaz, levando em consideração os conhecimentos prévios, e vários aspectos como: afetivo, cognitivo, social e filosófico.
Na educação o uso das tecnologias também pode favorecer o processo de aprendizagem, onde os alunos aprendem de forma significativa com o uso das máquinas que contribuem na sua capacidade de aprender e que trará para se bases que irá capacitá-los e qualificá-los para adequá-lo no mercado de trabalho.
É importante saber que a tecnologia na educação é essencial para o bom desenvolvimento da aprendizagem e motivação do aluno com relação às aulas. Pois uma escola bem estruturada com novas tecnologias favorece ao educando um bom desempenho na sua vida escolar e social.
3 – Estratégias metodologias para p uso da informática na escola e no processo de ensino e aprendizagem.
3.1 – Informática na escolar – papel e procedimento da gestão.
Com a informatização na educação, o processo de ensino ficou cada vez mais inovada, onde os profissionais buscam o melhor para estarem de adequando e se capacitando com o uso das novas tecnologias. Para a educação essa implantação tem proporcionado para os educadores e educando um melhor interesse na aprendizagem onde os mesmos usam métodos e dinâmicas para que seus conhecimentos seja absorvidos com mais clareza e que tenha uma grande significação na vida educacional e social.
Esse momento facilitado com o uso das tecnologias, veio para melhor atender o publico com mais dinamismo e rapidez, principalmente nos setores administrativos e pedagógicos que são os requisitados nas instituições de ensino partindo dessa questão que estão relacionadas a educação a informática traz uma visão de mundo.
3.2 – Informática na sala de aula uso pessoal e didática pelo professor.
Com a implantação dos programas do governo, como a informática da educação nas escolas se tornou mais presente e usadas pelos educadores; onde os mesmos usam para melhor trabalharem suas aulas e para execução de seus projetos.
A informática também faz parte do cotidiano do educador, para planejar, fazer seus relatórios e para usar esse recurso como material pedagógico na exposição de suas aulas.
Os programas que também são oferecidos pelo MEC, dão suporte e base para os professores trabalharem como a capacitação na área da informática favorecendo o conhecimento e possibilidades do uso das tecnologias.
Um dos programas que é importante para ser usado como recurso didático-pedagógicos idealizado pelo professor e aluno é a TV escola, onde são usados para favorecer a aprendizagem e o conhecimento através de programas que são exibidos através da TV nas instituições escolar, por assinaturas e por TV a cabo. Onde são transmitidos assuntos que favorecem a aprendizagem do aluno com mais entendimento e compreensão.
3.3 – Internet como recurso didático-metodológico.
Nos dias de hoje, faz-se necessário iniciar uma nova perspectiva na escola, principalmente quando rompemos com xxxxxx de aprendizagem, quando usamos e utilizamos ferramentas que são imprescindíveis para nossa educação. Tais como o uso da televisão, do vídeo, do DVD , do telefone, do computador e da internet.
Texto: Resumo e entendimento
Novos desafios na educação: a internet na educação presencial e virtual
Com as novas tecnologias, as questões sobre ensinar e aprender ficaram ainda mais inovadora, principalmente com a internet.
Tivemos muitas mudanças como nunca em todas as áreas, na medicina, nas ciências, no comportamento humano e também na educação.
E com o avanço das novas tecnologias, podemos nos comunicar com outras pessoas em outro pais em tempo real, compras e até cursos superiores a distancia, principalmente na área da educação. Que a cada dia está dando novas abertura a sociedade com o uso das novas tecnologias e programas com cursos a distância ou virtuais.
A educação também tem sentidos e valores que nos ajudam a realizar e desenvolver projeto que nos xxxx a gerenciar processos encontramos autonomia e liberdade estabelecendo uma comunicação mais participativa.
O nosso desafio como educador é que sejamos comunicadores, competente e integrados às teorias pedagógicas e amadurecidas.
Há uma expectativa em relação as tecnologias são relevantes em algumas coisas, como estabelecer ponto entre o potencial e o virtual. As ferramentas de comunicação virtual até agora são predominantemente aceitáveis, para a escrita e leitura.
Apesar de tantas mudanças, a comunicação e fundamental para o conhecimento e confiança do individuo. Por isso é importante que os alunos possam desenvolver através da internet resultados importantes para sua aprendizagem e formação.
O conhecimento se dá pela troca de intercâmbios, pela interação e também pela interiorização, reflexão pessoal e pela a capacidade de organizar pessoalmente o que percebemos fora.
3.3.1 – Analise dos sites:
Os sites consultados que são mais específicos e relevantes e trabalhar em sala de aula, como apoio pedagógico são: a xxxxx, que é bastante interessante para a aprendizagem, onde todos fazem seus questionamentos relacionados as questões da educação. Também o site do smiliguido, que para trabalhar com a educação infantil seria bem indicado, muito criativo e xxxx e cheio de novidades, com certeza chamarão a atenção das crianças onde terão uma aprendizagem mais significante.

4 – Conclusão

Para melhor entender sobre as tecnologias precisamos buscar e nos capacitar e compreender que os usos dos recursos tecnológicos possam ou não nos proporcionar conhecimentos que nos leve muito mais alem, fazendo uma ligação ao uso da internet que provocam curiosidade e intimidade com o uso da mesma. Pois um dos objetivos da informática da educação é o de conhecer as possibilidades de como usar essas tecnologias que são imprescindíveis na atuação da educação.

Nenhum comentário: